História

No ano de 1954 as Fábricas Lusitana lançaram as suas marcas "Branca de Neve" e "Espiga".

O fundador, António Trigueiros de Aragão, nascido em 1894, em Alcains, fez grande parte dos seus estudos em Inglaterra, país que alimentou o seu espírito de iniciativa e capacidade empresarial. 
O local escolhido para as suas indústrias foi a Vila de Alcains, concelho de Castelo Branco, região da Beira Baixa. Foi desta fábrica que saiu o primeiro pacote de Branca de Neve. A saqueta era colada à mão e o enchimento era também integralmente manual.  Da fábrica de Alcains saíram também, em 1954, as primeiras embalagens de farinha Espiga e farinha Flor.

O espírito pioneiro de António Trigueiros de Aragão manifestou-se também na forma como comunicou e promoveu os seus produtos junto do consumidor.

A farinha Branca de Neve foi um dos primeiros produtos nacionais a ser publicitado nos meios audiovisuais existentes à época.

O primeiro filme publicitário da marca, datado de 1958 foi exibido em todas as salas de cinema do país e teve como protagonista a actriz Laura Alves que na altura protagonizava a revista “Criada para todo o Serviço”.

Mas outros nomes igualmente famosos e queridos do povo português estiveram ligados à comunicação das principais marcas e produtos da Lusitana: Marco Paulo, Herman José, Helena Isabel, Manuela Maria e Carlos Paião.

A marca Branca de Neve foi pioneira nas acções de “sampling” em Portugal. No final das sessões de teatro da revista  “Criada para todo o Serviço” era oferecida às senhoras uma embalagem de 500g de farinha Branca de Neve.

Hoje a empresa continua a fazer história com o lançamento de produtos inovadores para o mercado português.